por be.Living “Se o seu coração fosse uma parte da sua casa, que lugar ele seria?”. “Quando você viaja para fora de São Paulo, no feriado, você percebe que tem mais árvores na cidade ou fora dela?”. “Quais animais você já viu ou conheceu pessoalmente?” Essas são algumas das pesquisas...
Read MoreBlog Escolas
Consciência Negra é todo dia e toda hora
por be.Living No mês de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra, momento em que todos somos convidados a refletir sobre este assunto tão essencial para a evolução da nossa sociedade. Conversamos com nossa coordenadora do Ensino Fundamental, Gabriela Fernandes, que explicou como a temática antirracista permeia o currículo e...
Read MoreEducação Midiática na See-Saw: a geração Z e a tecnologia
Por Cesar Pazinatto, diretor geral da SEE-SAW A experiência com a educação midiática e o trabalho desenvolvido com o EF2. Antes de abordar a relação da Geração Z com tecnologia como o título desse post indica, preciso fazer uma introdução nostálgica. Sempre gostei de utilizar diferentes mídias nas aulas de...
Read MoreSempre é tempo de acolhimento
por be.Living Chegar pela primeira vez na escola, retomar a rotina escolar após um mês de férias, receber um novo amigo na turma… Quando lançadas a novos espaços, contextos e interações, é natural que as crianças vivenciem muitas emoções e sentimentos. Como escola, olhamos com profundo respeito para o momento...
Read MoreA literatura na Educação Infantil
por be.Living | A literatura faz parte da história da criança desde que ela nasce. As famílias lêem livrinhos para os bebês, convidando os pequeninos para uma viagem de imaginação, criatividade e para diferentes formas de ver e narrar o mundo. Desde lá, é apresentado um universo letrado que, com...
Read MoreOportunidades de aprendizagem da educação bilíngue
por be.Living | A educação bilíngue transcende o aprendizado do inglês como um segundo idioma. Diferente de aprender inglês, nossas crianças aprendem em inglês. A segunda língua torna-se, portanto, o meio pelo qual a instrução acontece.
Read More10 dicas para os pais durante o período de adaptação na Educação Infantil
Por Érica Santos, coordenadora pedagógica da Educação Infantil SEE-SAW Educação Bilíngue Érica Santos, coordenadora pedagógica da SEE-SAW, apresenta dez dicas importantes para o período de adaptação na Educação Infantil. Confira: Converse com o seu filho(a) antes do início das aulas, dando informações agradáveis sobre o novo momento em sua vida....
Read MoreOEBi: a força das escolas bilíngues
A Organização das Escolas Bilíngues – OEBi – nasceu com o objetivo de dar voz e relevância às escolas de ensino bilíngue e ao bilinguismo. Hoje, são mais de 15 escolas trocando conhecimento, informações, experiências e, acima de tudo, apoio para oferecer aos alunos e colaboradores o melhor do bilinguismo.
Read More5 dicas para ajudar a criança a aprender inglês
Não há dúvida que a melhor fase para se aprender inglês é a infância, pois o cérebro da criança ainda está em desenvolvimento e consegue assimilar o conhecimento de forma mais rápida. Além disso, os pequenos têm mais facilidade para absorver a pronúncia, ao repetir o que ouvem. Sendo assim, o processo...
Read MorePrimeira infância: por que ela é tão importante?
Primeira infância: por que ela é tão importante? Começamos este artigo convidando você a assistir um trecho do documentário “O começo da vida”. Um registro emocionante da importância dos primeiros anos de vida de uma criança para o seu desenvolvimento cerebral. O que chamamos de primeira infância compreende os primeiros...
Read MoreA emancipação da educação
A emancipação da educação
Read MoreGeração Alpha: o comportamento do aluno que está mudando o conceito da educação
A geração Alpha compreende as crianças nascidas a partir de 2010. São os filhos de uma outra geração: a dos Millennials.
Read MoreThe new family routine in times of pandemic
Muitas famílias estão enfrentando agora a difícil tarefa de conciliar a rotina de trabalho (para muitos, de casa) com as crianças (também em casa!) e de assumir os papeis de cuidador e educador ao mesmo tempo, de forma integral. É, sem dúvida, uma virada brusca de rota para pais e...
Read MoreSchool: what to take into account when choosing?
The search for a school requires organization, after all it involves several visits and mobilizes an entire family. This organization can start by creating a list of all the important criteria for those responsible. Continue reading “School: what to take into account when choosing?”
Read MoreNow it's law: socioemotional in schools
Até 2020, todas as escolas brasileiras deverão incluir em seus currículos as habilidades socioemocionais, seguindo as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial que orienta os currículos das escolas do Brasil (rede pública e privada).
Read MoreFlexible spaces at school: after all, what does this mean?
Iluminação, acústica, disposição dos móveis, cores, organização espacial… o que tudo isso tem a ver com educação? O super bem-sucedido sistema educacional da Finlândia, por exemplo, possui o mantra: “uma arquitetura melhor contribui para uma melhor experiência escolar”. Nos últimos anos, o termo classroom design tem ganhado força apoiado por pesquisas que...
Read MoreOEBi IX Sports Festival
Esta semana acontece a 9ª edição do OEBi Sports Festival, uma grande celebração com as escolas bilíngues associadas. Mais de 1000 crianças, que irão participar entre os dias 20 e 28 de maio desta grande celebração, aprendendo e valorizando 5 importantes princípios: friendship, tolerance & respect, teamwork, Fairplay, cooperation &...
Read MoreWhat is mindfulness and what does it have to do with children?
Em fevereiro deste ano, o governo britânico anunciou a implementação de um amplo estudo sobre o bem-estar de estudantes a partir da prática do mindfulness, que passa a integrar o currículo de pelo menos 370 instituições de ensino. O objetivo desta iniciativa é reduzir os níveis de estresse e ajudar crianças...
Read MoreSustainability at school
Sustentabilidade é um conceito com sentidos amplos, que pode e deve estar presente tanto nas práticas educacionais como na gestão das escolas. Quando nos perguntamos sobre que mundo queremos para o futuro de nossas crianças, acreditamos que essa não pode ser uma questão retórica: esse mundo deve ser construído por meio das experiências...
Read MoreOEBi enters into partnership with Instituto Fazer História
A Organização das Escolas Bilíngues (OEBi) fechou uma importante parceria com o Instituto Fazendo História (IFH), organização não-governamental que atua há mais de 10 anos no desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em abrigos. Hoje em São Paulo existem cerca de 180 abrigos. O IFH está presente em 70...
Read MoreThe child, spring and the perception of time
Com a chegada da primavera o entorno se colore e se perfuma com as flores. Os pássaros cantam preenchendo o dia com sua melodia. E as crianças saltitam com alegria a brincar nos dias agradáveis de primavera. Todos sentem a chegada da primavera com alegria depois do inverno que tipicamente...
Read MoreSchool holidays and back to school
O período de férias escolares muitas vezes é encarado pelas famílias como um momento desafiante, no qual tentam conciliar o trabalho, os cuidados com a criança e atividades de lazer e descanso para a família toda. Algumas famílias não conseguem fazer o período de férias do trabalho coincidir com o...
Read MoreEXISTE UMA IDADE CERTA PARA COMEÇAR O ESTUDO BILÍNGUE?
A dúvida sobre quando inserir a criança no ensino da segunda língua permeia a cabeça de muitas famílias. Ao fazer uma pesquisa na internet, você provavelmente encontrará diversas opiniões, tanto a favor quanto contra.
Read MoreSobre o uso e ensino de tecnologias nas escolas
Na década de 90 foram instituídas as primeiras aulas de computação nas escolas brasileiras, em que os alunos aprendiam noções básicas do uso do computador. Naquela época as escolas pioneiras montavam grandes salas com um computador para cada aluno ou cada dupla de trabalho. Com o rápido avanço tecnológico, logo...
Read MoreEducação Socioemocional
Habilidade socioemocinal é um termo relativamente novo, mas que se torna cada vez mais frequente quando pensamos sobre educação. O que ele quer dizer? Educação sociemocional é a promoção e incentivo do desenvolvimento da capacidade de utilizar habilidades que permitam aos alunos (ou qualquer outra pessoa) integrar conhecimentos, atitudes e...
Read MoreBENEFÍCIOS DE ESTIMULAR A AUTONOMIA NA INFÂNCIA
Muitas vezes consideramos as crianças tão pequenas e frágeis e esquecemos de avaliar o fato de que elas possam realizar suas próprias tarefas. Seria possível elas terem autonomia desde cedo? Um estudo realizado na Universidade de Montreal com 78 mães e filhos mostrou que, quando a autonomia é dada às...
Read MoreBrincadeira é coisa séria
Quando pensamos em uma escola voltada para a infância, o brincar aparece como questão fundamental para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao brincar, as crianças transitam por diversas linguagens, experiências e produções, olhando para o mundo e interagindo com ele. Sendo assim, quais olhares a escola e...
Read MoreEducação Bilíngue na Infância
Muitos pais, ao procurar um colégio para seus filhos, estão priorizando aqueles que oferecem educação bilíngue. A criança é a maior beneficiada nessa escolha por diversos motivos.
Read MoreHalloween para os leigos
O primeiro registro do uso do termo “Halloween” é de cerca de 1745 na Escócia, com a ‘contração’ do termo All Hallows’ Eve, que é a noite da véspera do Dia de Todos os Santos. , data comemorativa do calendário cristão. Embora existam várias teorias sobre a origem, a mais...
Read MoreBILINGUALISM
O bilinguismo sempre levantou dúvidas e diversos debates sobre seus benefícios e malefícios. Acreditava-se que crescer com duas línguas podia ser prejudicial à criança, trazendo-lhe mazelas linguísticas e algum outro comprometimento mental. Mas nos últimos 30 anos pesquisas têm mostrado que o aprendizado de línguas tem um impacto positivo na...
Read MoreAlfabetização em um contexto bilíngue
Texto: Marina Freitas, Diretora Pedagógica e Mantenedora da My School Educação Bilíngue. Um dos marcos mais importantes na vida escolar é a aprendizagem da leitura e da escrita. Atualmente há diversas abordagens metodológicas que fundamentam as ações nas diferentes escolas. A alfabetização tem tal importância, pois fornece as ferramentas necessárias...
Read MoreMindful School
Para que sejam felizes e tenham sucesso em suas vidas, nossas crianças e jovens precisam de diversas habilidades que vão além do excelente conteúdo acadêmico. Precisamos oferecer às nossas crianças e jovens habilidades que podem ajudá-las a lidar com os desafios atuais: distrações tecnológicas, dificuldade com regulagem emocional, stress e...
Read MoreCINCO FERRAMENTAS BÁSICAS DE DISCIPLINA POSITIVA PARA A SALA DE AULA
Texto por Bete P. Rodrigues, Consultora de pais e educadores da Kindy Escola Americana Este artigo apresenta apenas 5 ferramentas da Disciplina Positiva para auxiliar o educador no seu complexo papel no gerenciamento de sala de aula respeitoso. Essas ferramentas podem ser utilizadas nos mais diversos contextos de trabalho (diferentes...
Read MorePOR QUE OS CONFLITOS SÃO TÃO IMPORTANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL?
Texto por Carla Freitas, Coordenadora pedagógica do ensino fundamental na My School Educação Bilíngue O ingresso no Ensino Fundamental é marcado por muitas mudanças na vida de uma criança. Até os cinco anos, ela passou por fases importantíssimas, aprendeu a andar, falar, brincar, imaginar, etc. A partir daí a nova...
Read MoreA Ludicidade no Processo de Alfabetização e Letramento
A alfabetização é um aprendizado de suma importância para o ser humano, pois consiste na instrução e no apoderamento do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. A prática deste ensino se dá regularmente na educação infantil. Já se tratando de um cenário bilíngue, a alfabetização e o...
Read MoreUso da tecnologia em sala de aula: um desafio promissor.
É certo que os alunos do século XXI não são os mesmos do século passado. E há tempos que se discute a ideia de como desenvolver nos alunos o interesse pela aprendizagem na era em que têm acesso a todo tipo de informação, a qualquer momento e em qualquer lugar.
Read MoreBilinguismo por Renata Salvador Domingues Leal, Professora
Nos últimos 30 anos pesquisas têm mostrado que o aprendizado de línguas tem um impacto positivo na formação cerebral. Muitos estudiosos defendem que o esforço mental que pessoas bilíngues fazem para usar diferentes línguas é responsável pelo fortalecimento das funções cognitivas e que pode até mesmo proteger o cérebro em...
Read MoreQual o olhar que tenho sobre o meu filho?
Adolescência… Pré-adolescência… pré da pré-adolescência…o que permeia esta fase de tantas questões, dúvidas, novidades que tanto angustia os pais? A quem a chame de “aborrecência”! A justificativa para tal classificação é sempre a mesma… “São aborrecentes, chatos, querem ser independentes, mas mal conseguem cuidar do seu material escolar!”. Pois é...
Read MoreVantagens do Bilinguismo
Por Ana Paula A. Mustafá Mariutti Sempre me interessei por línguas e desde adolescente dediquei meu tempo para estudá-las, via escolas de idiomas e mais recentemente por apps, sites e contatos com estrangeiros. Fico fascinada em poder entender o que os outros falam e não gosto quando não consigo interagir...
Read MoreB – A – BA…by , bebês bilíngues? Conheça alguns efeitos do bilinguismo na primeira infância.
Texto por: Marina Freitas, Diretora pedagógica e Mantenedora da My School Educação Bilíngue. É notável que no estilo de vida atual se faz necessário falar mais do que uma língua. Muitos adultos sofrem com a realidade de não terem tido a oportunidade de aprender um segundo idioma e na vida...
Read MoreREFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE
“O ser bilíngue é ser-se processo, processo de mudança, não é ter duas línguas, mas viver em duas línguas, em dois mundos: ... é ter outras perspectivas do mundo... é viver aceitando o outro como ele é aberto para comunicar, dar e receber... comunicar-se como forma de vida”. “O bilíngue...
Read MoreOs tablets e o ambiente escolar: transformação sem volta
Os ambientes estão em constante transformação no que se refere à implantação da tecnologia, que a cada dia se aprimora, oferecendo mais e mais acesso à informação. O papel da escola é estar aberta para a evolução do mundo em todos os aspectos, assim como também deve estar preparada para...
Read MoreA história do St. Patricks Day
St. Patrick’s Day é a festa anual que celebra a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e é normalmente comemorado no dia 17 de Março pelos países cujo o inglês é o idioma oficial. As pessoas vestem-se de trajes verde, laranja e branco, saindo as ruas em uma longa...
Read MoreEducação Infantil, pra que te quero?
Quantas vezes, ao dizermos que colocaremos nosso pequeno de 1 ano na escola, ouvimos os seguintes questionamentos: Por quê? É mesmo necessário? Quais os benefícios que trará? Aí vem aquela dúvida, será que estamos tomando a decisão certa? Não seria melhor esperar até que crescesse um pouco mais? Por que...
Read MoreO Período de Adaptação
Na adaptação escolar ocorre uma separação bastante importante e significativa entre pais e filhos. É neste momento que a criança começa a ter uma vida social independente da rotina familiar e, portanto, é um momento de muitos cuidados. A adaptação é dividida em fases: Primeiro a criança conhece a escola...
Read MoreO aprendizado da língua estrangeira
Quando pensamos em ensino de língua estrangeira nos vem à mente uma série de práticas diferentes entre si que dizem concorrer a uma mesma finalidade. Na visão behaviorista, a aprendizagem de Língua Estrangeira é compreendida como um processo de adquirir novos hábitos lingüísticos e isso se realiza por meio da...
Read MoreTendências da Educação Infantil
As condições de vida nas metrópoles fazem surgir novas demandas na área da educação. A vida em apartamentos, restringe a socialização e a interação das crianças com a natureza, fazendo com que passem muito tempo em frente à TV. As longas jornadas de trabalho e grande oferta de alimentos industrializados,...
Read MoreAquisição da Língua Inglesa dentro do contexto bilíngue
Uma das perguntas mais frequentes que ouvimos nas escolas bilíngues é: ”Em quanto tempo meu filho vai começar a falar inglês?”. A resposta é: “Quando ele tiver segurança e bagagem necessária para fazê-lo!”. No processo de desenvolvimento bilíngue a criança desenvolve-se em processo muito semelhante aquele desenvolvido em relação à...
Read More