por be.Living
A educação bilíngue transcende o aprendizado do inglês como um segundo idioma. Diferente de aprender inglês, nossas crianças aprendem em inglês. A segunda língua torna-se, portanto, o meio pelo qual a instrução acontece.
Na be.Living, essa instrução se dá o tempo todo, através das mais diversas situações propostas para que as crianças vivenciem o dia a dia em inglês: das atividades previstas no currículo escolar, às relações e formas de expressão, pensamento lógico e no trabalho com o corpo e com as artes. Nosso intuito é promover circunstâncias diversificadas para que as crianças possam experienciar a função social da língua inglesa de maneira significativa, gerando, assim, efetiva aprendizagem.
Nossa consultora de Bilingual Education, Silmara Souza Parise, explica que a vivência diária da língua inglesa no contexto escolar – onde vários assuntos são estudados, permite ao estudante aprender esse idioma em circunstâncias que potencializam o desenvolvimento linguístico, cognitivo e multicultural, propiciando uma visão de mundo mais ampla e, consequentemente, maior respeito às diferenças culturais.
Silmara afirma que aprender outro idioma desde a infância no cotidiano escolar é mais natural e espontâneo. “Isso porque a aprendizagem ocorre em ambientes, ações e interações que fazem sentido para a criança. É o mesmo processo da aprendizagem da língua materna: a vivência cotidiana”.
A especialista comenta que a infância é uma grande janela de oportunidade para aprender uma segunda língua com fluência. “Crianças são mais suscetíveis às influências ambientais, o que promove maior estímulo cerebral. Quando somos pequenos, não nos damos conta que estamos aprendendo outro idioma, pois tudo faz parte do nosso acervo linguístico e da nossa necessidade de comunicação. À medida que crescemos, tomamos consciência de que há dois ou mais idiomas envolvidos em nossa comunicação e, então, vamos ‘separando’ as línguas e aprendendo a usá-las de acordo com a situação de comunicação do momento. A partir daí se dá a conscientização de que há mais de uma língua de comunicação, com suas semelhanças e diferenças”.
Além de saber diferenciar semelhanças e diferenças entre línguas, a criança amplia a possibilidade de comunicação na comunidade internacional, conscientizando-se de sua posição como cidadã do mundo. “É desenvolvida uma compreensão cultural mais ampla e maior sensibilidade às diferenças multiculturais, maior tolerância e harmonia social”.
Silmara aponta que as oportunidades de aprendizagem oferecidas no contexto de escola bilíngue são muitas. “Na esfera cognitiva, a educação bilíngue favorece a resolução de problemas e habilidades analíticas, o raciocínio lógico e permite melhor formação de conceitos. No pessoal, estimula a criatividade, eleva a autoestima, desenvolve flexibilidade e adaptação, melhora as habilidades interpessoais e sociais. E no âmbito curricular, a compreensão e o desenvolvimento de conceitos em mais de um idioma permitem a transferência de habilidades acadêmicas entre os idiomas, facilitando o aprendizado colaborativo e cooperativo em um ambiente de linguagem diversificada”.