With the arrival of spring, the surroundings are colored and perfumed with flowers. The birds sing filling the day with their melody. And children bounce happily playing on pleasant spring days. Everyone feels the arrival of spring with joy after winter, which typically has a climate that brings greater recollection. Continue reading “The child, spring and the perception of time”
Os adultos muitas vezes já nem sentem a diferença entre as estações, principalmente pelo fato de as estações no Brasil não serem tão marcadas. Mas os adulto não precisam mais dessas informações do ambiente para entender o tempo, pois a abstração do tempo e a cronologia já são conceitos formados e consolidados.
Porém as crianças levam bastante tempo para perceber e compreender a passagem do tempo pela perspectiva do adulto. O relógio e até mesmo o calendário são ferramentas que ajudam na representação do tempo, mas que para as crianças pequena ainda são abstratas. Ela percebe o tempo através de sua vivência dos ritmos e repetições na sua rotina, e a partir disso vai compreendendo o tempo.
A rotina dá para a criança a segurança de conseguir antecipar e prever o que acontecerá em seguida, e os eventos cíclicos como ir dormir todos os dias no mesmo horário, tomar banho todo dia, ir à escola de segunda a sexta feira, fazem com que a criança experimente o tempo de diversas maneiras e vá construindo a noção de tempo e cronologia.
Nos diversos contextos que a criança se socializa, com frequência os educadores, familiares e cuidadores escutam frases como: “Amanhã eu fui na casa da vovó…” ou “Ontem eu vou sair com o amigo da escola…”
Ao relatar o que fizeram ou irão fazer, as crianças misturam o tempo das coisas e se referem a eventos do passado e do futuro usando os termos amanhã e ontem de forma quase aleatória. Elas entendem no primeiro momento o presente; e o resto dos eventos acabam se encaixando nas categorias ”ontem/amanhã” de forma indistinta.
Mas o olhar da criança para o mundo é um olhar atento, curioso e sensível ao novo. O que muitos adultos veem ao seu redor e não valorizam, as crianças olham com encantamento e atenção. Notam os pequenos insetos pelo jardim, observam seus caminhos e ações e com a ponta de seus dedinhos curiosos os tocam. Escutam barulhos ao longe e reagem a eles, nomeando ou demonstrando que sentimento aquele som traz a tona.
Desta forma, podemos aproveitar as mudanças que dependem do tempo para acontecer para ajudar as crianças a entenderem o conceito do tempo e da cronologia. Por exemplo, quando se trata de perceber dia e noite há vários sinais do ambiente que ajudam nesse processo, pois o céu ensolarado do dia e o céu escuro e estrelado da noite são dicas bastante evidentes, que até mesmo as menores crianças conseguem perceber.
A chegada da primavera pode ser usada como importante informação sobre a passagem do tempo numa escala maior, o ano, que é mais difícil de a criança notar e compreender. Especialmente pois no Brasil não há neve no inverno, queda das folhas das árvores no outono ou até diferenças muito marcantes entres temperaturas nas diferentes estações do ano. Então podemos usar as mudanças trazidas pela primavera, como as flores e o canto dos pássaros como um marco no tempo.
No contexto escolar, celebrar o início da primavera tem importante função pedagógica. Também ter outros eventos e festas que se repetem anualmente, associados a diferentes épocas ou estações pode contribuir bastante para o desenvolvimento das crianças.
Vamos celebrar a primavera!
Texto Equipe My School