A alfabetização é um aprendizado de suma importância para o ser humano, pois consiste na instrução e no apoderamento do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. A prática deste ensino se dá regularmente na educação infantil. Já se tratando de um cenário bilíngue, a alfabetização e o letramento ocorrem em dois idiomas e de forma simultânea.
É imprescindível que o professor saiba relacionar e trabalhar a alfabetização e o letramento de forma única, dando o devido significado das letras e palavras para os alunos, já que muitas falhas no processo de alfabetização e letramento ocorrem pela não associação entre esses dois processos.
O ser humano está incluso em um meio letrado. As letras aparecem em jornais, revistas, livros, placas, etc. O professor não pode ficar alheio a isso e apenas ensinar as letras e palavras soltas, elas devem ter significado para o aluno.
Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – a alfabetização – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – o letramento (SOARES, 2004, p.14)
A alfabetização é o processo de aprender e conhecer as letras e palavras. Já o letramento refere-se a apropriação do significado dessas palavras e na inserção do aluno na sociedade letrada em que vive.
Não são processos independentes, mas interdependentes, e indissociáveis: a alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema–grafema, isto é, em dependência da alfabetização (SOARES, 2004, p. 14).
Isso implica em dizer que a alfabetização e o letramento caminham juntos e, portanto devem ser trabalhados em conjunto.
O educador que visa o sucesso deste processo conjunto não pode deixar de utilizar variados recursos para atingir os seus objetivos de forma plena e isto inclui o uso de ferramentas e estratégias de aprendizado lúdico.
A ludicidade pode ser utilizada como forma de sondar, introduzir ou reforçar o aprendizado, levando o aluno a sentir a satisfação em aprender as letras. O lúdico é uma ponte para auxiliar na melhoria dos resultados que os professores querem alcançar, compreendendo o universo da criança e utilizando o que lhe permeia para atingir uma aprendizagem mais eficaz e significativa.
Segundo Bampi (2014) as brincadeiras são uma forma da criança desenvolver a criatividade através do faz-de-conta e trabalhar o que tem de mais sério, de mais necessário, de mais vital: o crescimento e o desenvolvimento da e para a vida.
Aprender brincando causa bem-estar e alegria. É ato de criação de memória positiva e estimulos construtivos e edificantes para o ser humano. É criar um relacionamento cordial e estreito com a leitura e a escrita. Atividades como varal das letras, dados silábicos, soletrando, amarelinha e jogo da memória fonético são apenas algumas das opções que o educador por utilizar em sala de aula.
O ato de brincar estimula a criança a pensar e isso faz com ela se envolva com o seu processo de aprendizagem. É por meio dessa ação que ela desenvolve seu raciocínio lógico, suas habilidades, seus pensamentos e criatividade. Além disso, também usa o brincar para se comunicar, se entender e se desenvolver.
O lúdico pode ajudar muito na hora da alfabetização e do letramento no momento em que o professor conseguir integrar a brincadeira ao aprendizado.
Texto por: Flavia Maria da Silva Arcanjo Coordenadora de Línguas da Kindy Escola Americana
REFERÊNCIAS
_________. Pró-Letramento : Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental : alfabetização e linguagem . – ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 364 p. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6002-fasciculo-port&category_slug=julho-2010-pdf&Itemid=30192
Data de acesso em 17/03/17 às 17h00.
BAMPI, Amélia. O Direito de Brincar, Fundação Abrinq, 26 de maio de 2014. Disponível em https://fundacaoabrinq.wordpress.com/2014/05/26/o-direito-de-brincar/. Data de acesso em 17/03/17 às 14h05.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas, Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Data de acesso em 17/03/17 às 16h00.