A Kinder Kampus School, escola associada à OEBi, foi fundada em 1999 e é sediada na Vila Andrade, zona Sul de São Paulo. Há 24 anos, a instituição é referência em qualidade de ensino e educação! O ensino bilíngue está inserido na Kinder Kampus pela imersão no Inglês desde o primeiro ano de atividade e o número de turmas cresceu acompanhando a demanda. Atualmente, a Kinder Kampus atende em média 300 alunos, do Infantil ao Ensino Fundamental.

Parceria com a OEBi

“Acompanhei toda a história da OEBi. Estou na associação desde a primeira reunião”, destaca Fernanda Nyari. A Diretora Geral e Mantenedora afirma que, no início, poucas escolas se intitulavam bilíngues, sendo a Kinder Kampus uma das únicas que se enquadrava na proposta.

Fernanda Nyari foi presidente da OEBi no período entre 2015 e 2017, ajudando na organização e formalização do projeto. Atualmente, a gestora não faz parte da diretoria, mas sempre teve uma participação muito ativa nas atividades da organização.

A diretora da Kinder Kampus afirma ainda que a parceria com a OEBi é muito importante no que diz respeito à troca de experiências, informações, dúvidas e acordos. “Nós não nos vemos como concorrentes, mas sim como escolas que se agregam”. A comunicação entre as entidades é fundamental para um melhor funcionamento individual. “A OEBi é primordial para as escolas”, explica Fernanda Nyari.

Proposta

“Nossa escola é conhecida por ter um ambiente muito acolhedor”, destaca Fernanda Nyari. A Kinder Kampus tem uma proposta acolhedora, focada no conteúdo curricular e soft skills, o que visa o aprendizado do aluno por meio de vivências e estimula a curiosidade pelo novo. A equipe dá atenção às singularidades e relações interpessoais de cada estudante, com foco nos aspectos emocionais, cognitivos e sociais durante o processo de aprendizagem.

“Trabalhar com Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia é tão importante quanto trabalhar com Inteligência Emocional, Empreendedorismo e Educação Financeira”, diz a diretora. Além de todas as disciplinas citadas, os alunos da Kinder Kampus também aprendem sobre resiliência, paciência, respeito ao próximo, entre outros valores que eles acabam por levar para a vida fora do ambiente acadêmico.

A Kinder Kampus busca desenvolver alunos criativos, autônomos e com instinto de liderança. “O mais importante para nós é a formação do aluno enquanto cidadão. Procuramos desenvolver alunos preparados para atuar em qualquer área”, destaca a pedagoga. Fernanda Nyari comenta ainda sobre a importância de ensinar os alunos a alcançarem seus objetivos, incentivando-os a traçar metas e ter os propósitos claros, assim como fazer boas escolhas e saber que cada um é o único responsável por suas escolhas e quem arcará com as consequências das mesmas.

Inglês na infância 

“Estudos comprovam que a criança que cresce bilíngue na primeira infância tem o desenvolvimento cerebral diferente de uma criança monolíngue”, afirma a diretora. Fernanda Nyari menciona a facilidade com que o jovem terá em aprender um terceiro idioma, além de poder desenvolver novas habilidades também em outras áreas do conhecimento.

A Kinder Kampus acredita que quanto mais fluentes os estudantes forem, mais longe eles podem chegar. “O bilinguismo é a essência da escola, consideramos a língua inglesa fundamental”, diz a gestora.  O objetivo da instituição é preparar seus alunos para voarem alto. “O inglês é a base, é essencial”, conclui Fernanda Nyari.

Na Kinder  Kampus, o Inglês é uma ferramenta de trabalho, pois os alunos são imersos em um ambiente em Inglês, no qual nem percebem que estão aprendendo uma língua diferente. “É divertido e natural”, afirma a diretora.

Carga horária do idioma

Na Educação Infantil, 90% das atividades acontecem em inglês. A língua inglesa é introduzida na rotina dos estudantes desde cedo para que o aprendizado do idioma ocorra de forma natural. 

Já no Ensino Fundamental Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano, os alunos têm pouco mais de 12 horas de inglês na semana. Graças à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a carga horária do português aumenta. No período da manhã, o idioma usado é o português e, na parte da tarde, as atividades são todas realizadas na língua inglesa. A partir do 3º ano, os alunos ainda são introduzidos também ao Espanhol.

Por fim, nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, as aulas são intercaladas entre aulas em Espanhol, Inglês e em Português, por exemplo, em um dia o aluno pode ter Math, Geografia, Science, Social Studies etc.

Estrutura

A Kinder Kampus possui duas unidades, uma que atende o Ensino Fundamental e outra voltada para a Educação Infantil. Ambas contam com espaços abertos, quadras, bibliotecas, além das salas de matérias específicas, como Artes, Música e os laboratórios de Ciências. Cada turma tem a sua sala de aula, que serve como ponto de referência para as crianças, mas em boa parte do tempo os estudantes circulam por todo o ambiente escolar.

Por serem prédios construídos especificamente para serem a Kinder Kampus School, foram pensados e planejados para atender uma faixa etária inicial, nenhum deles tem escadas ou degraus de qualquer tipo. Todos os acessos são feitos a partir de rampas. “É realmente um prédio de escola, não uma casa adaptada”, afirma a diretora.