Parceira da OEBi, escola se destaca pela filosofia da educação através do amor

O bilinguismo tem se tornado cada vez mais importante no mundo globalizado. Ser capaz de se comunicar em mais de uma língua pode abrir portas para o desenvolvimento infantil, acadêmico, social e profissional. Acreditando nisso, há 25 anos a Builders Educação Bilíngue, escola localizada na zona oeste de São Paulo, foca no ensino bilíngue por imersão desde a primeira infância.

Mas ser bilíngue vai além de saber falar duas línguas. De acordo com a diretora pedagógica Ana Célia Campos, é necessário ser capaz de se adaptar a outras culturas e relacionar-se bem com outras pessoas. Para alcançar a excelência em sua proposta pedagógica, a Builders destaca a importância da formação integral do aluno e do desenvolvimento socioemocional, para que os estudantes possam se tornar adultos seguros emocionalmente, autônomos, acolhedores, colaborativos, tecnológicos, protagonistas de suas próprias escolhas e, claro, verdadeiramente bilíngues.

“Em nossa escola, os alunos passam a maior parte do dia vivendo em inglês. Conversas, atividades, brincadeiras, leituras, até pensando por meio da língua estrangeira. Isso faz com que a criança esteja imersa em outra cultura, sem precisar esquecer da cultura do seu próprio país”, destacou Ana Célia. “Há 25 anos tínhamos que explicar que o bilinguismo não fazia mal. Hoje as famílias entendem que o bilinguismo é indispensável no mundo atual. Para aprender, nada melhor do que viver”, complementa.

Excelência acadêmica comprovada

Na Educação Infantil da Builders, o inglês é trabalhado em quatro horas diárias por meio das atividades, espaços de aprendizagem e projetos interdisciplinares. No Ensino Fundamental, o currículo é bilíngue, interdisciplinar e com instrução em português e inglês. A partir desse segmento, o espanhol também se torna parte da grade de estudo dos alunos. No Ensino Fundamental II, além do currículo bilíngue, os alunos passam a ter mais projetos de intervenção prática nas três línguas estudadas.

A excelência acadêmica da Builders é um de seus grandes diferenciais. O material didático é todo desenvolvido pela própria equipe, junto aos assessores especialistas, e o currículo é baseado nos pilares da escola, respeitando a BNCC, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Common Core, conjunto de padrões acadêmicos para o ensino fundamental e médio, nas áreas de matemática e língua inglesa, que foi desenvolvido nos Estados Unidos e é adotado por mais de 40 estados americanos.

Os padrões do Common Core são frequentemente associados a uma abordagem mais rigorosa e baseada em habilidades para o ensino e a aprendizagem. Eles estabelecem o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em cada série escolar, desde o jardim de infância até o 12º ano. O objetivo é garantir que todos os alunos estejam prontos para a faculdade e para a carreira, independentemente de onde morem ou estudem.

O espaço físico da escola é outro fator que se destaca entre os diferenciais, integrando o processo de aprendizagem da criança com ambientes que favorecem a mobilidade e a autonomia. Os espaços são inspiradores, seguros, confortáveis e incentivam a liberdade, o contato com a natureza e convidam à criatividade.

A arquitetura pedagógica da Builders é para todos os alunos, com estratégias personalizadas de acordo com os interesses das diferentes faixas etárias. A escola acredita em observar, acolher e criar vínculos com os alunos para ensinar a aprender. Com tudo isso, o objetivo é formar alunos com foco em integridade, pensamento crítico, consciência social e sustentabilidade.

Escola que educa através do amor e para a sustentabilidade

Fundada em 1997, a Builders nasceu do sonho de três irmãs pedagogas que buscavam investir na formação de crianças bilíngues, em um momento em que a oferta de escolas com essa proposta ainda era limitada. Com uma filosofia de educação baseada no amor e para a sustentabilidade, a escola tem como principal eixo a busca pelo olhar individualizado para cada criança, algo que faz a diferença no acompanhamento do desenvolvimento de cada uma em suas particularidades.

Para fazer valer a filosofia da escola, a Builders investe principalmente nos colaboradores, de modo que eles possam se autoconhecer e se reconhecer como exemplo a ser seguido no ambiente escolar. Que entendam o seu propósito; participem de formação; que tenham certeza de que amam verdadeiramente o que fazem. Assim, a escola incentiva os profissionais a realizarem seu trabalho de maneira mais leve, amorosa, conseguindo refletir a educação através do amor na prática.

“A nossa diferença para as outras escolas é o quanto investimos na formação de uma pedagogia terapêutica para o próprio professor, para que ele tenha condições de fazer mediações inteligentes, provocações que despertem o gosto pela pesquisa, propostas desafiadoras e que tenham um profundo respeito pelos alunos e seu processo de autodescobrimento. Eles meditam diariamente com o grupo e exercitam a pedagogia através do amor no seu dia a dia”, destaca a diretora pedagógica Ana Célia.

Expansão

Após 25 anos de história e uma escola-irmã fundada com base nos mesmos princípios norteadores – a Gara School – em 2023 a Builders deu mais um passo em sua expansão com a oferta do Ensino Fundamental II. Essa expansão é motivada pela enorme necessidade de garantir aos jovens uma educação que os tenha no centro do processo, que os projete para seus próprios anseios, que os respeitem e valorizem suas habilidades e competências.

“A educação focada no livro didático e na ‘decoreba’ está tirando dos jovens a oportunidade e capacidade de resolução de problemas reais que podem transformar o futuro e suas vidas”, afirma Ana Célia.

Para exemplificar as mudanças de paradigmas que inspiraram o projeto de expansão da Builders, o diretor geral Giuliano Amaral cita o processo admissional de universidades como Stanford e Harvard, que valorizam cada vez mais o autoconhecimento e a capacidade do aluno de expressar quem ele é.

Segundo Giuliano, “nos últimos 20 anos, as soft skills têm sido percebidas pelo mercado como fundamentais no desempenho profissional, especialmente de líderes. Em seguida, o currículo das universidades passou a ser revisto para também desenvolvê-las e, mais recentemente, os vestibulares começaram a rever seu processo avaliativo para medir o aluno em dimensões como autoconhecimento, controle emocional e consciência social e ambiental”, explicou. “Essas mudanças demonstram um princípio básico da proposta pedagógica da Builders desde sua fundação: as habilidades socioemocionais são bem desenvolvidas quando bem trabalhadas desde o início da vida escolar do aluno.”, afirmou o diretor.

Na busca por contribuir com o processo de aprendizagem e nova fase dos alunos, o Ensino Fundamental II da Builders contará com um professor-tutor bilíngue, além dos professores especialistas, que irá acompanhar, de forma individualizada, todo o percurso do aluno durante o ano letivo.

Parceria com a OEBi

A relação da Builders com a Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (OEBi) vem desde 2000, quando as fundadoras da escola idealizaram e recomendaram a formação da Organização, com o objetivo de representar e auxiliar as escolas bilíngues.

“Quando abrimos a Builders, sentíamos necessidade de conversar sobre bilinguismo. No ano 2000, reunimos diversos diretores de escolas bilíngues e internacionais para fundar a OEBi. A intenção era justamente a de unir esforços em prol de uma educação bilíngue de qualidade”, ressaltou Ana Célia Campos, destacando que, para ela, é muito importante que todos os gestores tenham acesso a essa troca e saibam como preparar os alunos para a complexidade do mundo atual e futura.