Muitos pais, ao procurar um colégio para seus filhos, estão priorizando aqueles que oferecem educação bilíngue. A criança é a maior beneficiada nessa escolha por diversos motivos.
Desde muito cedo a criança irá aprender que existem diferentes formas de se expressar em uma mesma situação, o que aumenta a sua capacidade cognitiva, desenvolvendo também a imaginação. Aliás, o exercício diário de pensar em duas línguas faz com que o aluno desenvolva diferentes competências e saiba usá-las nos momentos apropriados.
Outro fator é a comunicação. Com um vocabulário mais amplo, a capacidade de se fazer entender durante uma conversa é nítida, seja na língua materna ou no segundo idioma. Além disso, o indivíduos bilíngues possuem mais facilidade para aprender novos idiomas.
De modo geral, a criança bilíngue apresenta diversas habilidades desde os primeiros anos de aprendizado. Inclusive, hoje já existem estudos que indicam que problemas relacionados ao Alzheimer demoram mais para aparecer entre bilíngues.
A fase da primeira infância, que vai até os seis anos de idade, é marcada por intensos processos de desenvolvimento. Aproveitar esse período para ensinar de forma natural fará diferença em toda a vida acadêmica dos alunos.
————-
Att.,
Michella Renan dos Santos
Coordenadora de Marketing e Comunicação BG