Habilidade socioemocinal é um termo relativamente novo, mas que se torna cada vez mais frequente quando pensamos sobre educação. O que ele quer dizer? Educação sociemocional é a promoção e incentivo do desenvolvimento da capacidade de utilizar habilidades que permitam aos alunos (ou qualquer outra pessoa) integrar conhecimentos, atitudes e comportamentos para resolução de problemas.

A escola sempre valorizou o desenvolvimento das habilidades que hoje chamamos de socioemocionais, então o que mudou? O mundo mudou, os alunos mudaram e a responsabilidade das escolas na transformação de uma criança em um jovem que faça parte do mundo contemporâneo e seus desafios inclui a necessidade de preparar jovens emocionalmente saudáveis. Ou seja, é função da escola (entretanto não exclusiva desta instituição) promover autoconhecimento, auto regulação, consciência social, relações significativas e apoio a tomada de decisões responsáveis em conjunto com toda a equipe escolar e, principalmente, com os alunos.

Sabemos que é uma demanda latente a atenção a questões para além da sala de aula; alunos com dificuldade em aprender por questões emocionais, ou até o desgaste que envolve frequentar a escola por demandas comportamentais como é o caso do bullying, além de problemas que atingem aos jovens no período escolar, como o uso de drogas e a gravidez indesejada. Pesquisas internacionais¹ demonstram como o investimento em SEL (Social and emotional learning) apresenta resultados no aumento de comportamentos positivos, diminuição de estresse emocional e melhora no desenvolvimento acadêmico.

Na escola de ensino infantil e fundamental em que atuo, iniciamos de forma mais consistente o Projeto Sociemocional no início no segundo semestre de 2017. Trabalhamos um tema por semestre, com a participação de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento desta habilidade tendo como horizonte o desenvolvimento global dos alunos. Na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental I, a vivência acontece de forma transversal, a habilidade socioemocional é trabalhada inserida nos conteúdos pedagógicos e, atualmente, no ensino fundamental II, além do tema dialogar com diversas matérias, o projeto de inglês é executado com foco socioemocional.

Já é possível notar os resultados pelos corredores da escola. Os alunos não têm dúvidas que toda a comunidade escolar está atenta e disponível para auxiliar de diferentes formas no seu crescimento, os professores relatam mudanças em comportamentos na sala de aula e é possível observar o engajamento dos alunos no projeto sociemocional extrapolando as paredes da escola.

 

Carolina dos Santos Lemos,  Psicóloga do Colégio Brasil Canadá