O tradicional evento esportivo OEBi Olympics (antigo Sports Festival), promovido pela Organização das Escolas Bilíngues (OEBi), foi realizado entre os dias 11 e 13 de abril, no Eldorado Atibaia Eco Resort, em Atibaia (SP). A décima edição do festival reuniu aproximadamente 1500 alunos de 12 escolas associadas à OEBi, superando o número de escolas participantes das edições anteriores.

Segundo Andreia Rocha, diretora de integração da OEBi e diretora da Amazing School, a edição deste ano teve o aumento no número de atividades. Anteriormente, a quantidade de práticas esportivas disponíveis era seis, enquanto na edição deste ano, o número subiu para dez. ‘’Dessa vez, os estudantes possuíam algumas opções diferentes de modalidades, como o vôlei de praia e a queimada invertida, que foi praticada em uma quadra de tênis de saibro”, diz a diretora. “Foi uma experiência bastante divertida, principalmente porque foi o primeiro contato de alguns com esses esportes.”

Outro ponto que Andreia destaca, juntamente com a diversidade de modalidades esportivas, foi a quantidade de alunos participantes. ‘’Na edição anterior, tínhamos uma média de 150 alunos por dia. Nesta edição, tivemos o dobro de escolas, que elevou o número de alunos por dia para 500 estudantes. Ficamos muito felizes, pois conseguimos reunir um número recorde de frequentadores em um ambiente confortável e seguro.’’, comemora.

A diretora explica que o OEBi Olympics teve como principal objetivo a integração entre as escolas parceiras. “As equipes possibilitam a socialização com os colegas de outras escolas e conhecer novas pessoas, e nós incentivamos essas trocas de vivências”.

 

Retomada do evento

Para a décima edição, o modelo do evento precisou ser reformulado para se adaptar à realidade dos alunos, uma vez que passaram por um longo distanciamento social durante o período da pandemia. No OEBi Olympics, além das práticas esportivas, os estudantes exercitaram a cooperação, o trabalho em equipe e a socialização.

“A base do ser humano é viver em conjunto”, afirma Andreia. “É perceptível o impacto negativo que o distanciamento deixou nas pessoas após ficarem isoladas por mais de dois anos. Por isso trabalhamos também o aspecto psicológico dos nossos estudantes neste evento”.

Os organizadores do evento observaram que a realização do encontro, por estar atrelado diretamente à saúde mental das crianças, foi uma experiência muito mais desafiadora. Andreia julga que o resultado foi muito positivo, já que a paralisação de três anos devido a pandemia possibilitou que a organização efetuasse a maior edição deste festival até hoje.

 

Novo espaço, muito mais verde
Famílias, alunos e professores destacaram os benefícios do lugar escolhido para a décima edição do evento por se tratar de um ambiente que possibilita a prática de atividades ao ar livre e um maior contato com a natureza – cenários não muito comuns para o cotidiano dos estudantes.

Além das práticas esportivas, Andreia comenta que os participantes aproveitaram para explorar novos sabores durante as refeições disponibilizadas pelo resort. Segundo ela, muitos dos estudantes ficaram animados com a liberdade de escolha dos alimentos.

Impacto do esporte na saúde mental

Uma das discussões mais relevantes nos últimos anos envolvendo o esporte, sobretudo após a pandemia de Covid-19, é a relação com a saúde mental. Estudos divulgados em 2021 pelo Governo do Estado de São Paulo revelam que praticar exercícios físicos de forma regular ajuda a prevenir o desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão e ansiedade – além de contribuir para uma função nervosa mais saudável.

A Organização das Escolas Bilíngues (OEBi) busca promover esse comportamento através de eventos e atividades que vão além do ambiente escolar tradicional, como o OEBi Olympics. E, de acordo com a diretora de integração, a OEBi tem planos para mais encontros como esse. ‘’Essa foi a primeira atividade de integração desde a pandemia. Ainda teremos jogos amistosos entre as escolas, visando justamente as atividades esportivas e a socialização. Esporte é vida!’’ completa Andreia.

 

Confira os vídeos do evento referente aos dias 11,12 e 13 de abril: