Sustainability is a concept with broad meanings, which can and must be present both in educational practices and in school management. When we ask ourselves what world we want for the future of our children, we believe that this cannot be a rhetorical question: this world must be built through the experiences that boys and girls have throughout their schooling. Continue reading “Sustainability at school”

Nesse sentido, ter a sustentabilidade como um eixo de trabalho de um projeto pedagógico tem alguns significados: prezar pelo cuidado com o outro; o respeito às diferentes visões de mundo; o cuidado com os ambientes nos quais vivemos e o uso inteligente dos recursos disponíveis; a construção de um olhar ético para o mundo; a experiência da coletividade e a percepção do efeito das ações individuais na sociedade.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, criados em 2015 a partir da pergunta “Como você deseja ver o mundo em 2030?”, podem ser norteadores para o desenvolvimento de diversos projetos com as crianças. Os ODS são um plano com 17 objetivos e metas globais tão inspiradoras quanto ambiciosas – não apenas para líderes, governos e instituições, mas para todos que valorizam a prosperidade do planeta, das presentes e futuras gerações.

Objetivos Desenvolvimento Sustentável

Em parceria com a Reconectta desde o início deste ano, realizamos algumas ações inspiradas nos objetivos da ONU. Reduzir o desperdício de alimentos, contribuindo para o ODS#02 (Fome Zero), e cultivar uma horta na escola, promovendo objetivos diferentes – ODS#15 (Vida sobre a Terra), ODS#02 (Agricultura Sustentável) e ODS#03 (Saúde e bem-estar) – foram algumas delas.

Além dessas iniciativas, as crianças de uma turma da Educação Infantil iniciaram um projeto sobre o uso de água que, junto com o uso de cisternas, cooperando diretamente com o ODS#06 (Água Limpa e Saneamento). Também ficamos contentes por poder afirmar que a nossa contribuição para o ODS#12 (Consumo e Produção Responsáveis) aconteceu com a retomada do uso das composteiras tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental I, e no “Connections”, encontro com as famílias da be.Living que teve como tema consumo consciente e consumismo infantil.

Ao longo do ano, novas ações, práticas e projetos foram surgindo, e esperamos que esses passos incentivem outras escolas e pessoas a criar um mundo mais sustentável, justo e resiliente.

 

Priscila Kesselring, Jornalista da equipe de comunicação da be.Living