desfraldeAntes de começar o diálogo sobre a retirada da fralda, consideramos fundamental colocá-los a par de alguns fatores importantes do desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Para isso, selecionamos alguns trechos do texto FALANDO COM OS PAIS, que é parte de material elaborado pelo CEDUC – Centro de Educação e Desenvolvimento Profissional, especializado na administração de creches para empresas privadas.

FALANDO COM OS PAIS
A criança cresce e desenvolve, gradativamente, capacidades que permitem maior independência do adulto em relação aos cuidados com o próprio corpo, obtendo maior controle sobre si mesma. Esse processo é lento e gradual, começando pelo desmame, locomoção, linguagem, diversificação das brincadeiras e de compreensão e aprendizagem das regras sociais. Uma dessas regras é que aproximadamente entre dois e três anos as crianças deixam de usar fraldas e aprendem a usar os sanitários para fazer cocô e xixi. A capacidade motora que possibilita o controle corporal para conseguir reter por algum tempo o desejo de evacuar ou urinar denomina-se controle dos esfíncteres.
Esfíncter: músculo de fibras circulares concêntricas dispostas em forma de anel, que controla o grau de amplitude de um determinado orifício. No caso do esfíncter anal, ele controla a saída das fezes.

O significado do controle do cocô e do xixi para a criança:
Em torno dos 2 anos, as crianças começam a perceber e se interessar pelo xixi e cocô que sentem no seu corpo. As fezes e a urina são produções da criança e têm um significado especial para ela.
Esta fase coincide com o desenvolvimento da diferenciação Eu/Outro, portanto, a criança percebe ter um certo poder de controle sobre si mesma, o outro e o ambiente. Aprender a controlar e a eliminar o xixi e o cocô quando deseja significa mais uma etapa na aquisição da autonomia.
Ao mesmo tempo sua reação diante das fezes produzidas pode ser de interesse, curiosidade, diferente dos adultos, que podem reagir com nojo. Os adultos que são mais compreensivos com as necessidades das crianças nessa fase proporcionam sentimentos positivos como confiança, auto-estima e segurança.

A RETIRADA DA FRALDA (Denise Koga e Diana C. Gabriel)

O momento da retirada das fraldas é visto como um marco importante do desenvolvimento da criança. Justamente por isso, as professoras acompanham cada criança de forma individualizada, observando o amadurecimento fisiológico e outros indicadores do desenvolvimento do aluno para o desfralde, respeitando o ritmo de cada um. Suas observações são sempre compartilhadas com a família e a decisão final acontece sempre em parceria.

Indicadores que, combinados, mostram o amadurecimento da criança para iniciar a retirada das fraldas. O que a criança já faz:
Verbaliza que fez ou vai fazer xixi ou cocô;
Caminha com autonomia e equilíbrio;
Sobe e desce escadas fazendo uso alternado dos pés;
Fica com a fralda seca por intervalos cada vez maiores;
Mostra interesse e desejo em usar o vaso sanitário;
Incomoda-se com a fralda cheia.

Ações da família (dicas e orientações):
– combinar o desfralde com a professora e aguardar o momento ideal para que a retirada aconteça ao mesmo tempo na escola e em casa.
– conversar com a criança sobre o que vai acontecer.
– depois de começado o processo, não se deve voltar a colocar fralda na criança (nem para andar de carro, passear no shopping…).
– convidar a criança para ir ao banheiro regularmente.
– se utilizarem penico, deixá-lo sempre no banheiro, para que a criança aprenda o lugar correto de fazer as necessidades. Penico não é brinquedo e não deve ser utilizado para outros fins.
– colocar a criança no penico ou vaso sanitário preferencialmente com os pés bem apoiados.
– ajudar e orientar o menino a posicionar adequadamente o pênis, quando for fazer xixi sentado ou em pé, para evitar que a criança se molhe ou ao seu redor.
– deixar que o menino escolha como quer fazer xixi, sentado ou em pé, até que ele se sinta seguro o suficiente para fazer apenas em pé.
– limpar a criança e orientá-la quando ela quiser fazer sozinha.
– lembrá-la e ajudá-la a lavar as mãos.
– ser tolerante quando o xixi ou cocô escaparem.
– conversar sempre com a professora ou coordenadora quando tiver dúvidas.
– ter paciência! É um processo que pode durar alguns dias ou alguns meses.
– manter a fralda noturna até que o controle diurno esteja estabelecido.
– evitar mudanças na rotina da criança (saída da babá, mudança de casa, viagem dos pais…) durante o processo de desfralde.

“Ritual”
Para retirar a fralda, realizamos um “ritual” para marcar para a criança e para o grupo o momento importante que a criança está vivendo. No dia combinado com a professora, os pais enviam algumas calcinhas ou cuecas na mochila da criança, que chega à escola ainda usando fraldas. As roupas serão mostradas na hora da roda e será compartilhado com o grupo que a criança já sabe fazer xixi na privada. Depois de escolhida a calcinha ou cueca que quer vestir, todos vão ao banheiro, onde a própria criança tira sua fralda e a joga no cesto de lixo. Ela vai então à privada e faz xixi (ou não) e dá descarga. Todos celebram e comemoram o início do desfralde e… bye bye wee wee and diapers!

Diana C. Gabriel, Coordenadora Yellow/Orange Be Living