Na série de reportagens sobre as escolas associadas da OEBi, o destaque desta vez vai para a Escola Brasil Canadá, que há 22 anos é uma instituição bilíngue preocupada com o desenvolvimento global dos alunos e com o atendimento individualizado ao aluno e à família.

O Brasil Canadá possui sete unidades no estado de São Paulo, uma em Brasília e outra no Rio de Janeiro. A matriz, situada no bairro de Perdizes, em São Paulo, atende da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. Nas outras unidades, os níveis variam.

Bilinguismo

Bruna Elias, diretora pedagógica da unidade Perdizes, enfatiza que o inglês é o principal recurso de ensino e comunicação no colégio. “As aprendizagens ocorrem por meio da segunda língua. Na Educação Infantil, o inglês ocupa 80% do tempo das crianças”, comenta. “Já no Ensino Fundamental, metade do tempo é em português e a outra metade, em Inglês”. Apesar do bilinguismo ser a essência da escola, a Brasil Canadá se preocupa em priorizar também assuntos como sustentabilidade e, principalmente, a dimensão socioemocional.

A Escola segue os parâmetros curriculares nacionais. Aulas de matemática, ciências, história, geografia, música e outras são em boa parte ministradas na língua inglesa. “O inglês é universal”, ressalta Bruna. “Acreditamos por isso que o bilinguismo proporciona um repertório infinitamente maior para o aluno”.

Para a diretora, o principal objetivo da Brasil Canadá é formar alunos globais que caminhem bem em todas as áreas. “Queremos formar cidadãos que respeitem todos os espaços, saibam lidar com as críticas e tomem decisões responsáveis”, diz.

Segundo Bruna Elias, o bilinguismo tem a capacidade de aumentar o foco dos alunos e torná-los mais empáticos. “Os estudantes aprendem uma nova cultura, uma nova forma de viver e de enxergar o mundo. Isso muda completamente a visão deles na hora de se relacionar com outras pessoas”.

Estrutura da Brasil Canadá

A escola Brasil Canadá conta hoje com um grande espaço para que os alunos possam se sentir à vontade. Na unidade Perdizes, há um parque aberto e outro coberto, quadras, salas equipadas com projetores, sala de aprendizagem criativa com laboratórios e equipamentos para as aulas de música e uma horta. Para Bruna, é essencial esse contato dos alunos com a natureza, já que a infância é o momento em que estão fazendo suas primeiras descobertas. Atualmente, está sendo construído um novo espaço na unidade Perdizes para expandir o número de alunos da Educação Infantil. O espaço ficará pronto no 1º semestre de 2023.

Parceria com a OEBi

Bruna explica assim a parceria da Brasil Canadá com a OEBi. “A troca de conhecimentos entre as escolas associadas à OEBi é fundamental para nós da Brasil Canadá. É muito importante pensarmos e refletirmos juntos, já que a educação não é um processo estático e está sempre em constante mudança. A OEBi tem a mesma filosofia que a nossa e é isso que firma a nossa parceria.”