A OEBI é uma organização que reúne escolas e profissionais comprometidos com o desenvolvimento e a expansão do ensino bilíngue.
Promover e propagar o ensino bilíngue por meio da socialização de saberes e conhecimentos. Garantir a excelência do ensino bilíngue por meio de estudos, fundamentações, cursos de formação e troca de experiências entre as renomadas Instituições de Ensino que oferecem essa proposta.
Ser uma organização reconhecida como qualificadora de instituições de Ensino Bilíngue primando pela qualidade educacional e excelência acadêmica.
Agregar escolas bilíngues e profissionais comprometidos com a qualidade de ensino, promovendo o bem-estar, o estímulo do aprendizado e o crescimento profissional humano.
1 – Compromisso com a qualidade do Ensino Bilíngue.
2 – Valorização e investimento nos recursos humanos.
3 – Respeito à diversidade cultural.
4 – Transparência e ética nas relações profissionais e comerciais.
A OEBi organiza palestras, workshops, encontros pedagógicos (entre profissionais), encontros esportivos (entre alunos), vivências entre profissionais, reuniões de mantenedores. Todas as atividades são direcionadas para o bilinguismo.
Mantenedores, alunos e funcionários de escolas bilíngues.
Segundo o Estatuto da OEBI, define-se por bilíngue:
Educação Infantil: mínimo de 75% da carga horária diária deve ser em outro idioma, que não o Português.
Ensino Fundamental I: mínimo de 1/3 da carga horária diária deve ser em outro idioma, que não o Português.
Ensino Fundamental II e Ensino Médio: mínimo de 1/4 da carga horária diária deve ser em outro idioma, que não o Português.
O investimento necessário para ser um associado OEBI.
Taxa de vistoria: R$ 880,00
Anuidade: 8 salários mínimos.
Se você acha que sua escola se enquadra nos conceitos da OEBI você pode solicitar sua associação através do link “Quero ser OEBI”
A infância é o melhor período para a aquisição de um segundo idioma. O contato com outra língua quando associado a técnicas pedagógicas adequadas auxilia os alunos na compreensão de conceitos, na dedução de regras e amplia a capacidade analítica exatamente por promover uma percepção multifacetada de valores linguísticos e culturais.
Não. Pais, educadores e especialistas são unânimes em dizer que, se considerada a vantagem de a criança aprender desde cedo um segundo idioma sem a necessidade de frequentar duas escolas diferentes e, principalmente, por fazê-lo de uma forma eficaz e prazerosa, as escolas bilíngues são proporcionalmente mais baratas que as escolas regulares.
É consenso entre os profissionais envolvidos com a Educação Bilíngue que o contato com outras culturas e línguas é um fator enriquecedor do currículo. Ao mesmo tempo em que se valorizam os aspectos de identidade e cultura nacionais, contempla-se a pluralidade cultural linguística. A proposta pedagógica das escolas bilíngues contempla uma maneira de educar que leva o aluno a interagir na prática com um contexto global, seguindo a tendência de as escolas formarem cidadãos preparados para atuar no mundo moderno. O particular e o universal são trabalhados com bastante eficácia, inclusive porque a barreira da língua já é ultrapassada no cotidiano da sala de aula.
Não. Na verdade, grande parte dos pais de alunos não domina o segundo idioma, mas percebe, em curto prazo, que a iniciativa é benéfica para as crianças. Educadores e linguistas concordam que quanto mais cedo se estabelecer o contato e aprendizagem de outro idioma, mais facilmente o domínio pleno poderá ser alcançado. Quando algum membro da família domina o segundo idioma, o contato da criança com o inglês fora da escola pode ser maior e isso potencializa o aprendizado.
O bilinguismo está em expansão no Brasil, notadamente em São Paulo. O público interessado está se ampliando a cada ano. A procura é maior na Pré-escola e no Fundamental, mas já existem escolas de Ensino Médio. Não é demais lembrar que falar outra língua deixou de ser modismo para se tornar uma habilidade imprescindível.
Sim. O processo de ensino do inglês se desenvolve na escola e os alunos que têm contato com o segundo idioma apenas nesse ambiente atingem, com o passar do tempo, níveis satisfatórios e proficiência suficiente para participar da rotina de imersão na língua inglesa. Quando necessário, a escola pode solicitar que o aluno tenha aulas de reforço. O nível de exigência do professor com relação ao inglês será menor para esses alunos do que aquele com os alunos já bilíngues, e vai aumentando na medida em que o aluno aprimora o seu conhecimento da segunda língua