Por Érica Santos, coordenadora pedagógica da Educação Infantil
SEE-SAW Educação Bilíngue

Érica Santos, coordenadora pedagógica da SEE-SAW, apresenta dez dicas importantes para o período de adaptação na Educação Infantil. Confira:

  1. Converse com o seu filho(a) antes do início das aulas, dando informações agradáveis sobre o novo momento em sua vida.
  2. Nos primeiros dias, quando acompanhar a criança na nova rotina, procure deixá-la livre, sem pressioná-la, disponibilizando tempo para que ela se familiarize com o ambiente, as professoras e assistentes. Não se preocupe caso ela ainda direcione a você suas solicitações. Aos poucos você pode estimulá-la a procurar as professoras para obter o que deseja ou mostrar algo do seu interesse.
  3. Quando for o momento de sair de sala, procure demonstrar confiança e segurança. É importante que a criança sinta que você aprova e está tranquila com a permanência dela na escola.
  4. Chorar é uma reação normal da criança mediante situações novas, é uma forma de comunicação. Não é preciso dizer que não se deve chorar; é importante respeitar as reações e sentimentos das crianças. A professora seguramente encontrará tempo para confortá-lo, dando o acolhimento necessário para que, naturalmente, ele sinta-se confiante neste novo espaço.
  5. A rotina é muito importante para fazer a criança sentir-se integrada e feliz. Evitem as faltas, a não ser em caso de doença, indisposição ou extrema necessidade, pois a classe, a cada dia, reinicia um processo de descoberta do mundo. Uma criança que se atrasa, ou que se ausenta com frequência, acaba perdendo a dinâmica que gerou novos trabalhos ou brincadeiras dentro do grupo.
  6. É comum a criança apresentar, nesta fase, uma série de mudanças de comportamento, tais como, agitação, atitudes regressivas, dependência, ansiedade, raiva ou cansaço. Essas reações vão desaparecendo, gradativamente, a partir do momento em que ela vai se sentindo mais próxima às professoras e aos colegas, canalizando, assim, para a escola, grande parte de seus sentimentos e necessidades.
  7. Preparem-se para recaídas: seu filho(a) pode entrar e ficar bem nos primeiros dias, mas depois, apresentar dificuldade para entrar na classe ou vir para a escola. Isso é normal e esperado, já que a curiosidade inicial foi saciada e a criança começa a sentir a separação dos pais de maneira mais latente.
  8. Objetos de transição, como chupeta ou naninha, são importantes nesta fase, pois servem como mediador entre a casa e a escola, transmitindo segurança e conforto para a criança lidar com os novos desafios. Progressivamente, ela vai adquirindo confiança na sua capacidade de criar e se aventurar além da família, deixando esses objetos de lado e experimentando sua participação em situações novas.
  9. Durante este período, a rotina doméstica não deverá ser alterada, como por exemplo, mudar a criança de quarto ou introduzir novas atividades, visto que podem gerar ainda mais insegurança e ansiedade. Depois da adaptação concluída, e observando que a criança está tranquila e confiante, os pais podem seguir com seus combinados pessoais.
  10. Não comentem eventuais dúvidas na frente do seu filho(a). A escola (coordenação, orientação, professoras e direção) está preparada para ouvi-los e orientá-los sobre qualquer questão que sintam necessidade de esclarecimento. Sua segurança e confiança são fundamentais para que a criança incorpore com tranquilidade a chegada à escola.