Em 2011, o bairro do Butantã, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, contava com pouquíssimas escolas bilíngues. A pedagoga Andréia Rocha viu nessa lacuna a oportunidade de expandir a educação bilíngue na região e fundou a Amazing School, escola que nasceu com o intuito de oferecer ensino de qualidade com imersão na língua inglesa desde a Educação Infantil.

“Acreditei na filosofia do que as pessoas querem para o futuro dos filhos e trouxe uma educação um pouco diferente do que os moradores do bairro conheciam”, afirma Andréia. “Começamos bem pequenos, com seis alunos, e não paramos de crescer. Hoje temos 180 estudantes”.

Com a expansão do trabalho no decorrer dos anos, Andréia viu a necessidade de mudar a sede da Amazing School para comportar os novos alunos. Hoje, a Escola está localizada na mesma Avenida Corifeu de Azevedo Marques onde começou, mas em uma sede maior, e passou a oferecer Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. “Em 2023, será criada a primeira turma de terceiro ano de Ensino Médio da nossa Escola”, adianta a diretora.

As turmas contam com, no máximo, 20 alunos por sala de aula. Além de salas amplas, os alunos têm acesso a brinquedoteca, salas temáticas (como a sala de leitura, o laboratório de ciências e de robótica e o ateliê de artes), quadra esportiva, cozinha experimental e outras dependências. Há também dois parques exclusivos para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1.

 

Projeto humanista focado na autonomia do estudante

Focado na filosofia humanista, a Amazing School tem como objetivo formar jovens preparados para os desafios do mundo globalizado. Para tanto, utiliza o ensino bilíngue como instrumento que vai possibilitar que seus estudantes enfrentem situações diversas. “Fluente na segunda língua, esses jovens vão conseguir se comunicar, entender e ser entendido em outros contextos, além de ter a flexibilidade necessária para aprender outras línguas se quiser”, esclarece a diretora.

“Acima de tudo, eu os quero preparados para o vestibular, para o high school ou para um mochilão”, afirma Andréia. “Seja qual for a decisão que tomarem, que eles estejam prontos para trilhar o caminho que quiserem”.

O diálogo constante e aberto com as famílias é fundamental para a Amazing School no alcance desse objetivo, salienta Andréia. “Muitas vezes as famílias não se sentem preparadas para as decisões que seus filhos e filhas tomam”, conta. “Por isso essa parceria entre escola e família é tão importante. Nós também damos suporte às famílias nesse sentido”.

 

Bilinguismo desde os primeiros anos

Na Educação Infantil, o aprendizado acontece baseado em projetos que seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, mas na língua inglesa. As atividades são realizadas totalmente em inglês até os cinco anos de idade, quando as crianças têm uma hora de atividades em língua portuguesa por dia.

Já no Ensino Fundamental 1, que funciona das 7h30 às 15h, a exposição à língua inglesa acontece em parte do dia. Pela manhã, a grade curricular é cumprida em português, com todo o conteúdo exigido pela BNCC. À tarde, os alunos têm aulas somente em inglês. “Trabalhamos com o material de Cambridge a partir do primeiro ano do Ensino Fundamental até o até o Ensino Médio”, ressalta a diretora.

No Ensino Fundamental 2, a grade curricular em português tem mais espaço pela manhã. As atividades em inglês se mantêm durante toda a tarde. Quanto ao Ensino Médio, a Amazing School já tem estruturado o ‘Novo Ensino Médio’ e seus itinerários formativos. “Além do inglês que consta na Base Curricular, os estudantes também trabalham gramática, literatura, oratória (speech) na língua inglesa”, conta Andréia.

 

Parceria com a OEBi

A parceria com a Organização de Escolas Bilíngues se deu de forma natural. Segundo explica a diretora, OEBi e Amazing School compartilham um objetivo comum:  o de promover uma educação bilingue de qualidade e de excelência. “As escolas que fazem parte da OEBi são instituições conhecidas e que trabalham o inglês de uma forma que acreditamos ser a ideal”, conta Andréia.

Outra vantagem de fazer parte da OEBi são os eventos de integração. Andreia ressalta dois grandes eventos realizados pela OEBi. O primeiro é o intercâmbio em uma escola americana, onde os alunos das escolas associadas podem passar 15 dias com os alunos americanos. O segundo é o OEBi Olympics, um festival de esportes que acontece anualmente com as escolas bilingues associadas.

“Os projetos de formação profissional que a OEBi disponibiliza, através de cursos e palestras com profissionais diversos dedicados à educação, são outros benefícios que a Amazing School desfruta ao fazer parte da Organização”, destaca a diretora.