Na Aubrick, um desenvolvimento multicultural e imerso em questões globais começa desde cedo. Ele se dá em um processo de construção contínua, com aprendizados adequados a cada etapa da vida. Segundo a diretora Fátima Lopes, a instituição pretende “formar com excelência cidadãos do mundo para um mundo mais cidadão”. “Por isso investimos tanto na educação bilíngue”, comenta Fátima. “Ao instrumentalizar os nossos alunos com mais línguas, a liberdade que eles têm de transitar e expor seus pensamentos pelo mundo é infinitamente maior. Alunos da Aubrick se conectam com realidades diversas do Brasil e de outros países, a distância ou presencialmente”.
Já com 13 anos de existência, a Aubrick é referência no ensino bilíngue brasileiro para escolas de diversas partes do mundo com as quais realiza parceria para projetos pedagógicos, afirma a diretora. A escola possui quatro unidades, cada uma especializada em um segmento educacional. Todas estão localizadas no bairro do Campo Belo, zona Sul da capital de São Paulo. Atualmente, a Aubrick conta com aproximadamente 700 estudantes e, em 2023, inaugura o Ensino Médio Bilíngue.
A Aubrick atua com a integração entre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o currículo internacional, referendado por Cambridge International Education. É uma Cambridge International School. “Em 2023, atenderemos o currículo completo de Infantil a Ensino Médio com essa mesma metodologia”, adianta Fátima. Este percurso se dá de forma integrada ao currículo nacional, o que permitirá que os alunos trilhem um percurso até a escolha por universidades dentro ou fora do Brasil.
Proposta pedagógica
Na Educação Infantil, os alunos da Aubrick adquirem uma vivência maior na língua inglesa. As aulas ocupam de 70% a 100% do tempo neste idioma. No Ensino Fundamental, os alunos passam mais da metade do tempo em aulas na língua inglesa. “É um tempo considerável para que os nossos alunos possam desenvolver habilidades acadêmicas nas duas línguas”, comenta a diretora.
Ela destaca também a importância que a Aubrick dá às atividades expressivas. “Nossos alunos possuem aulas de educação física, música, artes, teatro e outras correlatas”, conta. “Nessas aulas, eles encontram ainda mais espaço e autonomia para se expressar e ganhar impulso também no campo acadêmico”.
Bilinguismo na primeira infância
Para Fátima, o benefício em aprender duas ou mais línguas ao mesmo tempo é gigante. “Em uma instituição séria, que tenha profissionais capacitados e que entendam cada aluno como único, não há prejuízo para a criança entrar em contato com o bilinguismo tão cedo”, diz.
Segundo a diretora, a Escola ajuda a criança a conviver simultaneamente com duas línguas, através, principalmente, dos projetos e atividades pedagógicas. “É normal que no início os alunos misturem as duas línguas. À medida que eles crescem, fazemos intervenções para que eles desenvolvam habilidades comunicativas em cada uma das línguas”, diz Fátima. “Devemos agir com naturalidade nesse processo”.
Parceria com a OEBi
A parceria com a Organização de Escolas Bilíngues é um dos pontos-chave da Aubrick. Segundo a diretora, em comunidade, as escolas têm mais força. “Os colégios que fazem parte da OEBi possuem os mesmos objetivos da Aubrick”, comenta Fátima. “São escolas que investem recursos, esforços e paixão para que o bilinguismo se fortaleça.”
“Antes era muito difícil uma escola bilíngue no Brasil se consolidar. Hoje, isso já está conquistado. Isso se dá graças ao empenho de todas as escolas, principalmente das associadas à OEBi, que batalharam para que isso acontecesse”, destaca a diretora.