Na Integration School, o respeito à infância, o acolhimento e o afeto são as bases para oferecer uma educação bilíngue de qualidade. A escola bilíngue adota a abordagem socioconstrutivista há mais de 20 anos e possui duas unidades no bairro da Vila Andrade, em São Paulo.

Proposta pedagógica

The Integration School atende, em média, 180 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. De acordo com Patricia Facchini, diretora pedagógica da escola, a imersão é quase total na língua inglesa na Educação Infantil. “Praticamente 75% do tempo das crianças na escola acontece em inglês. A partir dos três anos de idade, é introduzida a língua portuguesa, mas ainda sim é muito pouco”, diz Patricia. “As crianças são alfabetizadas nas duas línguas”, complementa.

No Ensino Fundamental I, os alunos passam o dia todo na escola. Metade do período é ministrado na língua portuguesa e a outra metade, na língua inglesa. No total, são 15 horas semanais de aulas em inglês.

Segundo Patricia, a Integration School tem como principal objetivo formar alunos leitores, escritores e pesquisadores bilíngues. “Temos muitos projetos que incentivam as crianças a ler e a escrever. Hoje, temos o mundo na palma da mão e queremos sempre que nossos alunos pesquisem as fontes e a veracidade das informações”, diz. “Temos o trabalho de questionar os nossos estudantes e buscamos sempre ouvir suas opiniões. Formamos alunos autorreflexivos e pensadores”.

Bilinguismo na infância

A escola acredita que o bilinguismo não é apenas uma vantagem linguística. Patricia pontua que a neurociência comprovou que crianças que articulam o cérebro desde pequenas têm melhor memória, raciocínio lógico matemático mais apurado, pensamento mais flexível e acesso a mais informações.

A diretora acredita que ser bilíngue não é opcional atualmente. “Hoje, em qualquer profissão o inglês é exigido. Não é mais considerado um diferencial”, afirma Patricia Facchini. “Aprender o inglês na primeira infância facilita todo o processo”.

Estrutura da Integration School

As duas unidades da Integration School contam hoje com salas grandes e bem arejadas, além de refeitórios. Na unidade da Educação Infantil, há três parques distintos e sala de sono. Já no Fundamental I, a escola possui uma quadra poliesportiva, salas com recursos digitais e outros espaços que somam a infraestrutura para o bem-estar dos estudantes.

Cambridge e vivências externas

De acordo com a diretora, a Integration School é aprovada pelos representantes da University of Cambridge ESOL Examinations. Os alunos do Ensino Fundamental I passam pelo ciclo de três certificações do Cambridge. Os estudantes do 3º ano podem prestar o exame Starters. Já os estudantes do 4º ano podem prestar o exame Movers. E os alunos do 5º ano prestarão o Flyers. Esses certificados avaliam a proficiência nas habilidades de escrita, fala e escuta dos alunos na língua inglesa e seus resultados têm reconhecimento mundial.

Além da sua programação regular, a Integration School prioriza que seus alunos tenham diferentes experiências fora da escola. O Intercâmbio Cultural é uma delas. Desde 2013, a escola tem parceria com a McDonogh School, escola americana situada em Baltimore, em Maryland, para onde os alunos de 4º e 5º anos viajam. Neste período de 15 dias de viagem, as crianças ficam totalmente imersas na cultura do país e na língua inglesa. Para agregar a vivência dos alunos, a escola também oferece acampamentos anuais, passeios para teatros e museus, entre outras atividades.

Parceria com a OEBi

“Além de fortalecer o ensino bilíngue pelo país, a OEBi nos proporciona muitas trocas de experiências, incluindo angústias e aflições”, explica a diretora. “A OEBi que nos informa muitas questões importantes como mudanças nas legislações no âmbito educacional e questões financeiras. É uma parceria muito benéfica para nós”, declara.