Na Integration School, o respeito à infância, o acolhimento e o afeto são as bases para oferecer uma educação bilíngue de qualidade. A escola bilíngue adota a abordagem socioconstrutivista há mais de 20 anos e possui duas unidades no bairro da Vila Andrade, em São Paulo.

Proposta pedagógica

A Integration School atende, em média, 180 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. De acordo com Patricia Facchini, diretora pedagógica da escola, a imersão é quase total na língua inglesa na Educação Infantil. “Praticamente 75% do tempo das crianças na escola acontece em inglês. A partir dos três anos de idade, é introduzida a língua portuguesa, mas ainda sim é muito pouco”, diz Patricia. “As crianças são alfabetizadas nas duas línguas”, complementa.

No Ensino Fundamental I, os alunos passam o dia todo na escola. Metade do período é ministrado na língua portuguesa e a outra metade, na língua inglesa. No total, são 15 horas semanais de aulas em inglês.

Segundo Patricia, a Integration School tem como principal objetivo formar alunos leitores, escritores e pesquisadores bilíngues. “Temos muitos projetos que incentivam as crianças a ler e a escrever. Hoje, temos o mundo na palma da mão e queremos sempre que nossos alunos pesquisem as fontes e a veracidade das informações”, diz. “Temos o trabalho de questionar os nossos estudantes e buscamos sempre ouvir suas opiniões. Formamos alunos autorreflexivos e pensadores”.

Bilinguismo na infância

A escola acredita que o bilinguismo não é apenas uma vantagem linguística. Patricia pontua que a neurociência comprovou que crianças que articulam o cérebro desde pequenas têm melhor memória, raciocínio lógico matemático mais apurado, pensamento mais flexível e acesso a mais informações.

A diretora acredita que ser bilíngue não é opcional atualmente. “Hoje, em qualquer profissão o inglês é exigido. Não é mais considerado um diferencial”, afirma Patricia Facchini. “Aprender o inglês na primeira infância facilita todo o processo”.

Estrutura da Integration School

As duas unidades da Integration School contam hoje com salas grandes e bem arejadas, além de refeitórios. Na unidade da Educação Infantil, há três parques distintos e sala de sono. Já no Fundamental I, a escola possui uma quadra poliesportiva, salas com recursos digitais e outros espaços que somam a infraestrutura para o bem-estar dos estudantes.

Cambridge e vivências externas

De acordo com a diretora, a Integration School é aprovada pelos representantes da University of Cambridge ESOL Examinations. Os alunos do Ensino Fundamental I passam pelo ciclo de três certificações do Cambridge. Os estudantes do 3º ano podem prestar o exame Starters. Já os estudantes do 4º ano podem prestar o exame Movers. E os alunos do 5º ano prestarão o Flyers. Esses certificados avaliam a proficiência nas habilidades de escrita, fala e escuta dos alunos na língua inglesa e seus resultados têm reconhecimento mundial.

Além da sua programação regular, a Integration School prioriza que seus alunos tenham diferentes experiências fora da escola. O Intercâmbio Cultural é uma delas. Desde 2013, a escola tem parceria com a McDonogh School, escola americana situada em Baltimore, em Maryland, para onde os alunos de 4º e 5º anos viajam. Neste período de 15 dias de viagem, as crianças ficam totalmente imersas na cultura do país e na língua inglesa. Para agregar a vivência dos alunos, a escola também oferece acampamentos anuais, passeios para teatros e museus, entre outras atividades.

Parceria com a OEBi

“Além de fortalecer o ensino bilíngue pelo país, a OEBi nos proporciona muitas trocas de experiências, incluindo angústias e aflições”, explica a diretora. “A OEBi que nos informa muitas questões importantes como mudanças nas legislações no âmbito educacional e questões financeiras. É uma parceria muito benéfica para nós”, declara.