Para que sejam felizes e tenham sucesso em suas vidas, nossas crianças e jovens precisam de diversas habilidades que vão além do excelente conteúdo acadêmico. Precisamos oferecer às nossas crianças e jovens habilidades que podem ajudá-las a lidar com os desafios atuais: distrações tecnológicas, dificuldade com regulagem emocional, stress e ansiedade, falta de atenção e concentração.

Mindfulness (ou atenção plena) é uma capacidade humana inerente que permite às pessoas focarem no que estão experienciando no momento, dentro delas e no seu entorno, com uma atitude de abertura, curiosidade e sem julgamentos. Parece simples, mas estar consciente e atento requer um treino da mente que pode ser desenvolvido através de diversos exercícios práticos e atitudes cotidianas adequados à cada faixa etária.

Os estudos realizados nas escolas participantes demonstram benefícios para os alunos como:

  • Melhor foco e concentração
  • Maior sentimento de calma
  • Redução de stress e ansiedade
  • Melhor controle de impulsos
  • Autoconhecimento
  • Respostas adequadas a emoções difíceis
  • Maior empatia e compreensão do outro
  • Desenvolvimento de habilidades naturais para resolução de conflitos.

Já para os professores, os benefícios alcançados incluem a melhora da eficácia no ensino, habilidade de lidar com o comportamento da classe e manter relacionamentos de apoio com os alunos.

Assim sendo, mindfulness é uma fundação para a educação, oferecendo ótimas condições para o ensino e aprendizado, suportando todas as abordagens pedagógicas. Certamente estas habilidades vão ajudar nossos alunos a terem uma melhor performance escolar e bem-estar, mas também serão úteis em todas as fases da sua vida, abrindo espaço para maior criatividade e inteligência emocional.

Mindfulness é uma capacidade inata que é explorada, desenvolvida e aprofundada por meio da prática. Ela inclui o cultivo, do mesmo modo que plantamos e regamos sementes, e o mesmo cuidado que temos com elas quando lançam sua primeira raiz e crescem no nosso coração, florescendo e, depois, frutificando de maneiras criativas, interessantes e úteis. Tudo começa com a atenção e com o estar no presente. Quando a chamada é lida a cada dia, na sala de aula, as crianças respondem “presente”. Algumas vezes é apenas o corpo que está presente ali. Mindulness tem a ver com aprender a estar completamente presente.

Mindfulness (1)

Texto: Marina Neumann e Fernanda Nyari, Gestora e Diretora da Kinder Kampus Educação Bilíngue