A educadora Maria Cecília Materon Botelho e o engenheiro Renato Fernando Botelho fundaram a SEE-SAW em 1994. O casal inaugurou a escola atendendo apenas alunos da Educação Infantil. Logo, o ensino bilíngue moderno e diferenciado desenvolvido na escola despertou interesse nas famílias e o número de turmas se expandiu. “A SEE-SAW é uma das pioneiras no ensino bilíngue em São Paulo”, diz Cesar Pazinatto, atual diretor da instituição.

Em 2003, a SEE-SAW implementou o Ensino Fundamental 1, quatro anos depois abriu as primeiras salas do Ensino Fundamental 2 e, em 2017, formou a primeira turma de Ensino Médio. Localizada no bairro do Real Parque, em São Paulo, a escola atende mais de 340 alunos e conta com uma renomada equipe de educadores. “Sempre investimos em um ensino bilíngue com características inovadores e que promovesse a excelência acadêmica nos dois currículos”, acrescenta.

Proposta pedagógica e metodologia

Presente em sua proposta educativa desde o início, a metodologia da aprendizagem baseada em projetos é, definitivamente, um dos diferenciais da instituição.

“Trabalhamos com grupos menores em sala para garantir o pleno desenvolvimento das habilidades e competências de cada um. Aprender é uma construção integrada entre alunos e professores”, afirma Pazinatto. As turmas da SEE-SAW possuem em média de 26 alunos.

Imersão

As crianças de 1 ano e meio até 4 anos estudam meio período. Durante as atividades mediadas pelas educadoras, a interação é predominantemente em inglês, prezando pela aprendizagem através da imersão. Pazinatto aponta estudos que comprovam que, quanto mais cedo o aluno é exposto ao desafio de aprender dois idiomas, melhor é o desenvolvimento cognitivo.

A partir dos 5 anos de idade, o estudo passa a ser em período integral. Acostumados com a língua inglesa no período da manhã, os alunos ganham novas referências com a ampliação curricular e desenvolvem seus conhecimentos também na língua portuguesa, no período da tarde.

“No Ensino Fundamental 2 ampliamos o trabalho de integração entre dois pontos muito importantes: o aprendizado e o socioemocional. É uma fase muito significativa para o jovem e não podemos privilegiar apenas aspectos acadêmicos”, explica o diretor.

A SEE-SAW oferece atividades que estimulam competências socioemocionais, como Social Studies, Language Arts, Physical Education, Projects, entre outras disciplinas.

No Ensino Médio, o aluno passa a atender exigências mais específicas. Ainda em período integral, a escola desenvolve uma série de atividades para auxiliar os estudantes na escolha de suas carreiras. Os programas Career Prep e Projeto Pessoal auxiliam os jovens a consolidar a autonomia, a capacidade de gerenciar os estudos, os planos de carreira e as escolhas futuras.

Formação de alunos

A equipe pedagógica da SEE-SAW se preocupa em proporcionar um ambiente plural e inclusivo, permitindo a formação de cidadãos responsáveis, autônomos e com capacidade de autogerenciamento. O objetivo da escola é preparar os alunos para lidar da melhor forma com os desafios que enfrentarão durante sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional.

A SEE-SAW tem o cuidado de desenvolver nas pessoas a capacidade de entender o mundo e o lugar que ocupam nele. Segundo o diretor, a sociedade precisa de cidadãos colaborativos e dispostos a promover o bem comum – tanto em território nacional, quanto internacional. “O bilinguismo vai muito além da aquisição de uma outra língua – ele passa por aspectos culturais. É importante também para conhecer outra cultura e aprender a respeitar o diferente”, conclui Cesar Pazinatto.

Parceria com a OEBi

O diretor da escola comenta que entre os anos de 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19, a mudança do cenário na área da educação tornou necessária a troca de experiências. Procurando por novas referências, Pazinatto encontrou a OEBi. “Fazer parte da OEBi é estar entre as melhores escolas bilíngue do Brasil. Compartilhar dúvidas, experiências de sucesso ou inseguranças tem sido produtivo e um aprendizado de muita qualidade”, afirma